O TCC é um tipo de trabalho acadêmico no meio educacional brasileiro amplamente utilizado em cursos superiores e técnicos, como forma de efetuar uma avaliação final dos estudantes, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Em muitas instituições, o TCC é encarado como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e consequentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado. O escopo e o formato do TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ela possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores (não necessariamente com Mestre /ou Doutor). Professores orientadores recomendam aos alunos, que o tema escolhido seja um assunto com o qual o aluno possua afinidade. O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas. Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado. Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.
No Brasil, em geral, as instituições de ensino solicitam as teses acadêmicas dentro das normas ABNT.  Elas podem ser consultadas nas bibliotecas das escolas. Possuem avisos de copyright, mas, como a lei brasileira de direitos autorais não cobre regras e regulamentos, podem ser copiadas livremente, apesar dos avisos.

A UBM acredita que o TCC é válido para melhorar a formação do aluno, mas, não deve ser a matéria ou conteúdo principal para reprovação. Assim, a UBM segue as suas normas internas, considerando uma prova prática e teórica como a principal norma de aprovação final, ou ainda, podendo usar o sistema TCC como apoio e não obrigatoriedade, tendo o TCC como parte integrativa da recuperação, contribuindo para melhorar as chances de aprovação e recebimento do certificado do aluno. 

A DIREÇÃO

        
  •  

  •  

  •  

Crie seu site 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2008 -Todos os Direitos Reservados